AMBP Overview

 

A Parceria dos Media Africanos de Radiodifusão Contra o HIV/SIDA (ABMP) é uma histórica coligação pan-africana de empresas de radiodifusão com o propósito de revigorar e aumentar a eficácia da contribuição dos media de radiodifusão na luta contra o HIV/SIDA. O ABMP tem como objectivo juntar todos os paises africanos e incluir tanto as radiodifusoras públicas como privadas. Inspirado pelo apelo do secretário geral das Nações Unidas para actuar sob a Iniciativa Global dos Media para o SIDA, o ABMP cria um quadro estruturado para racionalizar os recursos dos media de radiodifusão com o objectivo de expandir significativamente os programas relacionados com o HIV/SIDA em toda a África.

A liderança da iniciativa vem das empresas de radiodifusão trabalhando em conjunto para um cometimento comum para aumentar esforços na luta contra o HIV/SIDA. As empresas signatárias do ABMP comprometeram-se a dedicar 5 % do seu tempo de antena durante o dia – aproximadamente uma hora por dia – para conteúdos de HIV/SIDA, facto sem precedente. Este compromisso das radiodifusoras é definido por um alinhamento de interesses e expectativas; tempo de antena não é comprado para colocar mensagens sobre HIV/SIDA e as empresas comprometem-se a alocar os recursos existentes para aumentar a comunicação sobre HIV/SIDA. Como lideres influenciadores de opinião nas suas respectivas comunidades, o engajamento activo dos lideres dos media na luta contra o HIV/SIDA também envia um forte sinal aos fazedores das políticas e outras partes interessadas sobre a importância de uma resposta conjunta e reforçada `a epidemia do HIV/SIDA.

O objectivo central é promover um novo paradigma na abordagem da indústria de radiodifusão ao conteúdo do HIV/SIDA baseado em:

  • Promoção de uma abordagem centrada no negócio incorporando o HIV/SIDA como parte central do negócio das radiodifusoras e garantindo a integração de mansagens e temas relaciodos com o HIV/SIDA em todos os tipos e planos de programas.
  • Um Consistente Quadro de comunicações pan-africano de matérias relacionadas com o HIV/SIDA dirigido para comportamentos chave para a redução do HIV/SIDA e com resultados mensuráveis relacionados com a prevenção do HIV.

Ao adoptar uma abordagem centrada no negócio, o ABMP pretende:
Enfatizar mensagens e programas relacionados com o HIV/SIDA; usar os tipos de programas e recursos de radiodifusão existentes para apoiar o aumento de comunicação sobre matérias relacionadas com o HIV/SIDA; e providenciar a sustentabilidade da abordagem e um esforço redobrado.

Para atingir estes objectivos, o ABMP vai facilitar duas correntes de desenvolvimento de conteúdos no seio do quadro estratégico pan-africano de comunicação sobre o HIV/SIDA:

  • Conteúdo central (PSAs e programas curtos no geral) serão desenvolvidos centralmente com contribuição criativa das empresas signatárias e distribuido a todas as empresas signatárias livre de direitos;
  • Conteúdo da empresa será desenvolvido pelas empresas signatárias integrando as mensagens e temas chave do quadro estratégico de comunicações sobre o HIV/SIDA em todos os tipos de programas existentes.

O ABMP é supervisionado por um Comité Dirigente de executivos de radiodifusão nomeado na reunião anual alargada dos membros, com apoio técnico e operacional da Fundação da Familia Kaiser. Apoio financeiro adicional é dado pela Fundação Bill & Melinda Gates, a Fundação Coca-Cola África, a Fundação Nelson Mandela e a Fundação Ford.

 

 

 
>